Alberto Villas

[email protected]

Jornalista e escritor, edita a newsletter 'O Sol' e está escrevendo o livro 'O ano em que você nasceu'

Opinião

O tempo passa, o tempo voa: Elis Regina teria 74 anos e Tom Jobim, 93

Certo estava o Millôr Fernandes, que hoje estaria com 97 anos. Ele sempre dizia: Velho é aquele que tem dez anos a mais do que a gente

Tom Jobim
Apoie Siga-nos no

Acabei de ler os poemas na última página da Ilustríssima e vi, no rodapé, a informação de que o poeta Armando Freitas Filho acabou de fazer 80 anos. Pensei logo no Erramos da Folha de segunda-feira, mas resolvi dar um Google e caí na real: o poeta Armando Freitas Filho já comemorou os seus 80 anos.

Chegando aos 70 anos, a gente começa a pensar muito na idade e a fazer contas. Não é possível, mas ele está tão bem! Pois é, Caetano está com 78 anos. Ele e Gil caminham a passos largos para os 80. Ele cantando Tempo Tempo Tempo e Gil, Tempo Rei.

Prepare o seu coração paras coisas que eu vou dizer: dos 80, quem já passou é Geraldo Vandré, aquele que foi boiadeiro muito tempo, laço firme, braço forte, muito gado e muita gente, pela vida segurou, seguiu como num sonho, que boiadeiro, era um rei.

Pois é, João Donato parece um menino cantando A rã, mas já está na casa dos 86, de repente, 90. O albino Hermeto, tocando bumbo, tirando som de porcos, inventando músicas e instrumentos, ah… 84 anos!

Gente que sempre foi nova, como Edu Lobo, já passou dos 76, aquele menino cabeludo com um pé no banquinho e um violão cantando Ponteio. Sim, o Edu tem 77 anos. Como Jorge Benjor, aquele garotão ainda Jorge Ben, cantando Cadê Teresa? de tênis Bamba nos pés, lembram? Tem 75 anos.

Quem consegue imaginar que Cazuza teria hoje 62 e o Belchior que estaria soprando 74 velinhas não tivesse morrido? E o Melodia, aquela pérola negra que queria morrer de amor no Estácio, estaria fazendo 70. Quem imagina Elis Regina, a Pimentinha, com 74 anos?

Os Novos Baianos, quem diria, viraram velhos baianos. Moraes Moreira está com 73 anos, Paulinho Boca de Cantor com 74, Baby, a do nariz arrebitado e Pepeu, do masculino-feminino, estão quase beirando os 70. E Galvão, que está com 83? Pois é, eu ia lhe chamar, enquanto corria a barca.

Elsa Soares é um caso à parte. Noventa anos e fazendo shows, gravando discos que vão entrando para a história. Planeta Fome no Spotify e 90 anos nas costas.

Imagine só. Tom teria 93 e Vinicius 107, cantando olha que coisa mais linda mais cheia de graça é ela menina que vem e que passa num doce balanço a caminho do mar.

Aqueles mais idosos, então, nem se fala. Pixinguinha, o carinhoso, teria hoje 123 anos de idade. Noel Rosa, o que perguntou com que roupa eu vou ao samba que você me convidou, teria 110. Gonzagão, o rei do baião, estaria com 108 anos não tivesse ido embora pra nunca mais.

Parabéns Armando Freitas Filho. Outro dia encontrei com ele no Centro Cultural Banco do Brasil, todo empinadinho. Com 80 anos, escreve versos:

Ouse. Ande. Ainda dá pé

apesar do corpo empedrado

infiel consigo mesmo

como todos são

O tempo passa, o tempo voa. Até Mallu Magalhães, aquela menininha de 16 anos, já está com um pé nos 30.

Bem faz a jornalista Gloria Maria, que ninguém sabe quantos anos tem e nem quantos terá. Está lá, firme e forte toda sexta-feira apresentando o Globo Repórter no alto dos seus, dos seus, sei lá quantos anos.

Certo estava o Millôr Fernandes, que hoje estaria com 97 anos. Ele sempre dizia: Velho é aquele que tem dez anos a mais do que a gente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo