Arthur Chioro

Ex-ministro da Saúde

Opinião

assine e leia

O pulso ainda pulsa

Leptospirose, disenteria, esquistossomose, febre tifoide e cólera. Como a falta de saneamento básico impacta a saúde no Brasil

Pessoas caminham em rua com água de esgoto de Guará, a 20 km de Brasília. (Foto: Evaristo Sá/AFP) (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Apoie Siga-nos no

Encantadas com as novas tecnologias e descobertas científicas, que efetivamente ajudam a prolongar a vida e amenizar a dor e o sofrimento produzidos pelas doenças, muitas pessoas entendem que a garantia de boa saúde depende exclusivamente de acesso a médicos, hospitais e procedimentos. Todavia, cada vez mais a saúde precisa ser entendida como um direito social universal, que se confunde com o direito à vida.

As evidências científicas indicam, de forma inquestionável, que a saúde depende da qualidade de vida, determinada pelo nível de emprego, renda, moradia, saneamento, alimentação, segurança, educação, lazer e garantia de acesso a ações e serviços de saúde.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo