Fred Melo Paiva

fred@cartacapital.com.br

Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série 'O Infiltrado'. Autor dos livros 'O Atleticano Vai ao Paraíso' e 'Bandido Raça Pura'. Foi repórter e editor-executivo em CartaCapital.

Opinião

assine e leia

O Domo de Macaé

Em Israel, prefeitos participaram de evento sobre inovação em segurança pública com aula prática oferecida pelo Irã

O Domo de Macaé
O Domo de Macaé
Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Olá! Estão no ar as NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO! O semanário de bordo da nossa viagem na maionese. A prova factual de que contra flatos não há argumentos!

Veja se isso não é uma escalada ao Everest de bermuda, chinelo e carregando apenas a picanha do churrasco: PREFEITO DE MACAÉ, VICE-PREFEITA DE DIVINÓPOLIS E MAIS 20 SÃO BOMBARDEADOS PELO IRÃ; UNIDADES DE SAÚDE DO RIO TERÃO PLACAS CONTRA MULHERES ESTUPRADAS QUE FICARAM GRÁVIDAS: “VOCÊ SABIA QUE O NASCITURO É DESCARTADO COMO LIXO HOSPITALAR?” Viva os malucos!

Aliás, depois que Jair Bolsonaro chamou de malucos seus seguidores, ficam provadas a atualidade e a urgência deste semanário. De modo que, na eventualidade de um novo governo de extrema-direita, seja ele dos radicais moderados ou dos extremistas de centro, NH vem requerer desde já a concessão pública de um canal que possa fazer a cobertura e o entretenimento do Brasil doidão em tempo integral.

Uma Globonews com a Narcisa no lugar da Andreia Sadi, o André Balada na vaga do ­Magnoli. Um BBB com todo o ministério de Bolsonaro, Weintraub, Damares e o Onyx ­Lorenzoni, a Marcela Temer e a Micheque. Apresentação de Merval Pereira. INTERROGATÓRIO, com Sergio Moro e Gabriela Hardt. NA MESA, com o comedor de banana com casca Romeu Zema.

Pois bem. BONDE DE PREFEITOS EM EXCURSÃO A ISRAEL LEVA BOMBA DO IRÃ! Os 12 gestores, além de outros dez secretários e aspones, viajavam a convite de Israel para um evento de INOVAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA! A aula prática incluiu uma guerra com o Irã, o refúgio em um bunker e a fuga pela Jordânia. Até o fechamento desta edição, o grupo tentava voltar ao Brasil. Os anais que hoje se encontram nas mãos dos prefeitos passarão aos ANAIS DA HISTÓRIA, se tudo correr bem.

Além do prefeito de Belo Horizonte, o comentarista de futebol Álvaro Damião (União Brasil), a importante comitiva conta ainda com os prefeitos de Macaé e Nova Friburgo, a vice-prefeita de Divinópolis e um vereador do Rio. Uma visita ao CV teria sido menos arriscada e custosa. Mas o CVC a Israel pode resultar no DOMO DE MACAÉ. A ver.

E ATENÇÃO! SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA. Rei do Ovo contrata Operadores de Produção. Salário de 1.670 reais, apenas 14% abaixo da média de mercado para a mesma função. O interessado precisa DORMIR NA GRANJA. Em entrevista à Folha, o empresário Ricardo Castellar de Faria disse que contratar no Brasil é um “desastre” porque “as pessoas estão viciadas em Bolsa Família”.

“Ele quer que a pessoa abandone a própria família, vá viver numa granja e passe o dia coletando ovos e manuseando galinha para receber 1.670 reais”, observou Felipe Neto. Pois Ricardo Faria foi lá e fez: seu patrimônio é de 17,45 bilhões de reais.

E NO RIO DE JANEIRO, UNIDADES DE SAÚDE SERÃO OBRIGADAS A ATACAR MULHERES ESTUPRADAS QUE BUSCAM O ABORTO LEGAL. Placas terão de ser instaladas em hospitais públicos, informando que: “Aborto pode acarretar consequências como infertilidade, problemas psicológicos, infecções e até óbito”; “Você sabia que o nascituro é descartado como lixo hospitalar?”; “Você tem direito a ­doar o bebê de forma sigilosa. Há apoio e solidariedade disponíveis para você”. Ah, bom.

THAT’S ALL, FOLKS! Voltamos a qualquer momento com novas informações. •


Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série O Infiltrado. Autor dos livros O Atleticano Vai ao Paraíso e Bandido Raça Pura.

Publicado na edição n° 1367 de CartaCapital, em 25 de junho de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘O Domo de Macaé’

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo