Opinião

assine e leia

Intolerável agressão

Não há silêncio admissível, sob pena de anuência dolosa com o golpismo

O nível de barbárie da turba é escandaloso - Imagem: Carlos Alves Moura/STF
Apoie Siga-nos no

Uma semana após a posse de Lula, insuflados por uma intensa retórica antidemocrática e pelo eloquente silêncio do ex-presidente Bolsonaro, atos golpistas insurgiram-se contra a democracia, a honorabilidade das instituições da República e o patrimônio público. Ficamos todos em choque com o nível de barbárie mostrado em imagens produzidas não só pela imprensa, mas pelos próprios invasores, que, para além da quebradeira e destruição generalizadas, não demonstraram qualquer pudor em vandalizar relíquias artísticas, como o famoso quadro de Di ­Cavalcanti, e deixar seu rastro escatológico por onde passaram.

Símbolos da democracia e dos poderes constituídos da República brasileira foram, sem precedentes na nossa história, desafiados pelos atos de violência que visaram, para além de mero inconformismo com o processo eleitoral que elegeu Lula, implementar um golpe de Estado e abolir o Estado Democrático de Direito. Fundamentados na pretensa liberdade em exteriorizar anseios autoritários, objetivou-se, ironicamente, fulminar as bases que asseguram a própria liberdade em apregoar até mesmo absurdos.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo