Opinião

assine e leia

Ho ho ho

O décimo terceiro injetará 369,4 bilhões de reais na economia

Ho ho ho
Ho ho ho
Black Friday 2025: 5 decisões operacionais para turbinar o varejo
Apoie Siga-nos no

O pagamento do 13º salário promete dar um forte impulso à economia no fim de ano e movimentar o comércio. Segundo o ­Dieese, o montante chegará a 369,4 bilhões de reais, beneficiando em torno de 95,3 milhões de trabalhadores. O valor médio é de 3.512 de reais.

A distribuição regional mostra que a maior parte desse valor irá para a Região Sudeste (aproximadamente, 49,6% do total), seguida pelo Sul (17,3%), Nordeste (16,4%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). Em parte, os pagamentos serão usados para quitar dívidas. O restante deverá ser direcionado às compras. Comércio, indústria e serviços são as áreas que devem gerar mais vagas temporárias, outro fator importante para o consumo. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, entre o Natal e a Black Friday devem ser abertas perto de 535 mil vagas temporárias, a maior parte na indústria, para preparar os estoques.

Os setores que podem beneficiar-se diretamente e com mais rapidez são o de bebidas, especialmente cervejas, pela entrada no período de sazonalidade. Pequenas reformas e alimentação também estão no foco. O comércio varejista, pela sazonalidade do Natal, poderá ter um bom período de vendas, apesar de a data ter muita proximidade com a Black Friday e muitos consumidores anteciparem as compras, tentando obter maiores descontos.

Black Friday

Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, realizada pelo Datafolha, estima que a Black Friday deste ano deve movimentar em torno de 15 bilhões de reais. Segundo o levantamento, 42% dos consumidores declaram intenção de comprar e gastar, em média, 1.422 reais. O valor, se confirmado, é 3% superior ao gasto em 2024. Mais da metade dos consumidores, exatos 55%, mostrou preferência pelas compras em lojas físicas e 47% pelas compras online.

Apesar disso, os marketplaces possuem uma previsão muito mais agressiva. Pesquisa da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce projeta que o e-commerce da Black ­Friday de 2025 pode atingir, sozinho, 13,34 bilhões de reais, alta superior a 14% sobre os 11,63 bilhões de reais de 2024. As plataformas têm reportado crescimento nas vendas em novembro. Via marketplaces, elas cresceram perto de 12% na primeira semana de novembro de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.

Chefe no escritório

Jeff Bezos, fundador da Amazon, resolveu voltar a estacionar o carro em uma vaga na garagem da firma. Afastado desde 2021 das atividades operacionais, ele voltou a um cargo executivo ao assumir a liderança da Project Prometheus, ­startup de Inteligência Artificial criada para aplicar IA à economia real, focada em manufatura, engenharia avançada, automação industrial e setores aeroespacial e automotivo, dentre outros. A empresa, ainda pouco conhecida do público, nasceu gigante. Captou 6,2 bilhões de dólares, tornando-se uma das startups com maiores investimentos em estágio inicial. Parte relevante do aporte veio do próprio Bezos.

A iniciativa reflete o interesse do bilionário em tecnologias de alto impacto e em aplicações de IA que transcendem softwares e chatbots, mirando fábricas, grandes equipamentos e infraestrutura crítica. Para analistas, a iniciativa não interfere diretamente na gestão da Amazon, hoje sob direção de ­Andy Jassy, mas reforça o papel de Bezos como força influente no setor. A Amazon, por sua vez, mantém investimentos massivos em IA, mais de 40 bilhões de dólares anunciados em nuvem e modelos generativos, além de parcerias bilionárias com a Anthropic. Embora independentes, as duas frentes apontam para a visão de Bezos de que a próxima disputa tecnológica ocorrerá na convergência entre a IA e o mundo físico.

Café quente

Apesar das tarifas dos EUA sobre o café brasileiro, o desempenho do setor continua a atrair o interesse e a gerar projetos ousados de investimento. Um deles é a criação da Jacurutu Coffee, iniciativa que nasce da parceria entre os grupos Santos & Dias e Ruiz Coffee, com consultoria da Eldorado Terra. O investimento estimado no projeto é de 1,05 bilhão de reais e a sede ficará no município de João Pinheiro, no noroeste de Minas Gerais, ocupando 5,5 mil hectares irrigados.

A Jacurutu Coffee mira produzir até 2,6 milhões de sacas por ano em uma década, tornando-se uma das referências globais em café arábica de alta performance. Para o mercado brasileiro, o impacto pode ser múltiplo: fortalecimento da cadeia produtiva de qualidade, aumento da competitividade no exterior, mais racionalização tecnológica e estímulo à valorização do café nacional, beneficiando também regiões menos exploradas. •

Publicado na edição n° 1389 de CartaCapital, em 26 de novembro de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Ho ho ho’

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo