Drauzio Varella

[email protected]

Médico cancerologista, foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil. Entre outras obras, é autor de "Estação Carandiru", livro vencedor do Prêmio Jabuti 2000 na categoria não-ficção, adaptado para o cinema em 2003.

Opinião

assine e leia

Fadiga crônica existe

Um estudo comprova a relação entre certos tipos de infecção e alterações duradouras no sistema imunológico e no microbioma intestinal

Apoie Siga-nos no

Nos anos 1980, foram descritos casos de pacientes que se queixavam de fadiga física e mental em níveis incapacitantes. Apresentavam, no entanto, exames clínicos e laboratoriais e imagens dentro da faixa de normalidade.

A tendência dos médicos, diante daquele cansaço crônico sem justificativa palpável, era a de encaminhar os pacientes para atendimento psiquiátrico. Desanimados com aquela pessoa sempre exausta, indisposta para executar tarefas mínimas, os familiares e amigos não tinham dúvida: “Deve ser psicológico” era a frase mais empregada pelos ignorantes para explicar o que desconheciam.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s