Aldo Fornazieri

Doutor em Ciência Política pela USP. Foi Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde é professor. Autor de 'Liderança e Poder'

Opinião

assine e leia

Estado-Maior, com urgência

O governo adotou um modelo centrífugo, departamentalizado e hiperdescentralizado que tende à ineficiência

O presidente Lula. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

Para quem olha de fora, a impressão é a de que o governo está surpreendentemente desorganizado. Surpreendente, pois Lula está no seu terceiro mandato e a maioria esmagadora dos ministros tem larga experiência no setor público e em cargos executivos, notadamente em prefeituras e governos de estado. A desorganização aparece em várias frentes.

A mais assustadora é a desorganização política, que revela uma falta de direção e comando na relação com o Congresso, principalmente na Câmara, onde o governo não conseguiu estabilizar uma base e talvez nem consiga. Não há, porém, orientação política interna como um todo, problemas na comunicação, nas questões de segurança/inteligência militar, na disputa política com adversários e/ou inimigos e na relação com setores da sociedade.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo