Em campo, os acadêmicos

Ao receber a encomenda, pensei serem quatro livros. Mas, ao abrir o pacote, vi que era um único volume, tipo uma Bíblia Sagrada para quem ama futebol

Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

Comecei, finalmente, a ler O Futebol Brasileiro nas Ciências Sociais, organizado pelos pesquisadores Sérgio Settani Giglio e Marcelo Weishaupt Proni (Editora Unicamp), que recebi há algum tempo.

Quando a encomenda chegou, pensei serem quatro livros, dado o peso. Mas, ao abrir o pacote, vi que era um único volume, tipo Bíblia, de assustar. Assim que iniciei a leitura, vi que é, de fato, uma Bíblia Sagrada para quem quer se orientar, a partir da pesquisa acadêmica na área das ciências humanas, no intrincado mundo do nosso futebol. O livro reúne um conjunto de autores de peso, vindos de áreas distintas, que assinam nada menos que 42 textos.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

FRANCISCO PALERMO 13 de agosto de 2022 01h22
MEU CARO AMIGO AFONSINHO, também me assustei. Na curiosidade - após ter conhecimento do livro - fui pesquisar e me deparei com aquilo tudo...no primeiro momento, ignoreii. Há muito, não tenho tido vontade de ler um livro com mais de 250 páginas. A vontade de mudar de assunto é maior e a grande oferta provoca, né? Mas não resisti e catei logo algo sobre arbitragem. Tenho me interessado. Por várias razões. Por exemplo, não se vê em modadilade nenhuma, rigorosamente, a relação que existe no futebol entre juízes e atletas. Já vou avisando, particulamente, abomino os argumentos de que são coisas do futebol / que teria ética própria. Nunca acateria tais argumentos. Mas tudo bem. Acho mesmo q futebol não é esporte. Auele abraço. Seu ponta favorito de Paquetá. ps.: não deixe q esse livro tire nosso prazer de uma pelada com vc.

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.