É para gargalhar dos ricos que pensam que o PT é comunista

Uma experiência sociológica em um bar 'chique' de um bairro dito nobre de São Paulo: das críticas a Bolsonaro passaram a falar do PT

A elite espreitou a oportunidade de se livrar do PT

Apoie Siga-nos no

Confesso que sou um pouco fofoqueira. Minto. Sou bastante fofoqueira. Sempre digo que estudei Sociologia por ser uma forma um pouco mais glamourosa de bisbilhotar a vida alheia ou, ao menos, uma forma de legitimar o gosto pela indiscrição. Algo que adoro fazer é me sentar em algum lugar e observar as pessoas. Poderia observar durante horas como caminham, olham, comem, o que falam, como se olham, como se escutam ou como não se escutam. Adoro ver os movimentos, olhar nos olhos. Gosto de dissecar, com um bisturi invisível, as anatomias sociais.

Às vezes vou aos lugares que a elite brasileira frequenta: shopping, bairro dito nobre, loja de luxo. Minha condição de imigrante europeia branca faz com que ninguém nunca pergunte o que faço numa loja na qual nunca compro nada. Essa mesma loja que logo assume que um homem negro a ultrapassar a porta só pode ser um assaltante. Infiltro-me entre eles, observo, escuto, me aproximo e tento entender o comportamento tão perturbador que enxergo em muitos deles. Tão gélido, tão impassível diante do sofrimento. Quero entender essa falta de alma.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

2 comentários

PAULO SERGIO CORDEIRO SANTOS 2 de março de 2022 21h00
De fato, cara Esther Solano, essa dita elite só é elite econômica, um bando de espertalhões eu ou, só sabem ganhar dinheiro através do tecnicismo repetitivo ou são herdeiros e filhinhos de papai que estudaram nos melhores colégios e faculdades, mas não aprenderam nada na vida, na área humanística, nas ciências sociais, em história, filosofia, literatura, letras, gramática. Falam errado, escrevem errado, pensam errado, fazem escolhas erradas e depois se queixam e põem a culpa nos mais pobres. Dizer que o PT é comunista é o mesmo que dizer que Max Weber era marxista. Gente totalmente sem noção. Eita elitizinha rastaquera brasileira!
BERNARD CHARLOT 2 de março de 2022 02h38
Ela é a mais interessante jornalista de Carta Capital.

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.