É descabido, na maior crise sanitária da história recente, retirar famílias de suas casas

Se o STF não renovar o prazo de suspensão das reintegrações de posse, mais de 132 mil famílias correm o risco de parar nas ruas a partir de março

Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images/AFP

Apoie Siga-nos no

O Brasil pode viver nos próximos meses uma epidemia de despejos. Em 31 de março, vence o período definido pelo Supremo Tribunal Federal para a suspensão de todas as reintegrações de posse no País, em decorrência da pandemia. A decisão foi resultado de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) de autoria do PSOL, em parceria com o MTST e a Campanha Despejo Zero. O argumento foi humanitário: seria descabido, na maior crise sanitária da história recente, retirar famílias de suas casas, ainda mais quando o distanciamento e as precauções de higiene são as formas básicas de se conter o avanço do vírus.

Em junho de 2021, o ministro Luís Roberto Barroso acolheu a ADPF, depois legitimada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal e estendida até março deste ano. Mas março chegou, a pandemia não acabou e a crise social atingiu níveis de elevada gravidade no Brasil. Os dados levantados pelo Observatório de Remoções, do LabCidade, apontam para uma catástrofe humanitária. Mais de 132 mil famílias ameaçadas de despejo em todo o País, um aumento de mais de 330% em relação a 2020, no início da pandemia. Antes da ADPF, 27 mil famílias chegaram a ser removidas, de forma contraditória à orientação sanitária de que as pessoas ficassem em suas casas. Como ficar em casa se não há mais uma casa?

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

1 comentário

JOSE CARLOS GAMA 19 de março de 2022 22h20
Que o STF nao permita que essa vergonha aumente ainda mais. E que os novos governadores de 2o23, trabalhem para acabar com essa atual calamidade, afinal está na constituição de 88, como princípio básico o direto à moradia.

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.