Fred Melo Paiva

fred@cartacapital.com.br

Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série 'O Infiltrado'. Autor dos livros 'O Atleticano Vai ao Paraíso' e 'Bandido Raça Pura'. Foi repórter e editor-executivo em CartaCapital.

Opinião

cadastre-se e leia

Diário de um Banana

No ‘exílio’, Bananinha é forte candidato a Napoleão

Diário de um Banana
Diário de um Banana
Novilíngua. Para a família, fugir virou ato de bravura – Imagem: Gage Skidmore
Apoie Siga-nos no

OLÁ! ESTAS SÃO AS NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO! Um compêndio do que aconteceu de mais psicodélico na política brasileira nesta última semana. Os registros mais importantes do nosso diário de bordo enquanto viajamos na maionese! Os fatos que comprovam a completa obsolescência dos fatos, e o inequívoco triunfo do bostejar sobre a realidade. Contra flatos não há argumentos!

Veja o caso de Bananinha. Foi-se o Bananinha, em fuga. Mas não havia contra ele nenhuma acusação formal, nenhum processo que pudesse torná-lo réu de coisa alguma, nenhuma perseguição em curso, nem sequer uma casca de banana fora lançada na direção deste que é rico em imóveis e potássio. Se há um inimigo declarado de Bananinha é tão somente aquela mina que assim o apelidou, em razão, segundo ela, de interesses menores. Bananinha é, pois, Piu-Piu sem Frajola, podemos dizer.

Desde 2018, estou infiltrado em dois grandes grupos bolsonaristas no ­WhatsApp, frutos da tentativa de se criar o “partido do Bolsonaro”, o Aliança Brasil. Com acesso a esse hospício, produzi, na ocasião, duas reportagens para ­CartaCapital. Depois virei um voyeur nessa suruba de Hitler com Valdemar da Costa Neto, Chupetinha com Israel, general Benjamin Arrola e Padre Kelvin.

Já vi de tudo nesse zoológico, um desfile frenético de pequenas e grandes maldades: assaltos, assassinatos, atropelamentos, sacrifício de cachorro. De vez em quando me boto a falar impropérios, atacando a esmo meus companheiros bolsominions. “Não é possível, um cão escalpelado! Seus monstros!” Para disfarçar, me encho do ódio mais repulsivo, e arreganho os dentes como um Allan dos Santos.

Entre esse pessoal, a realidade foi posta no pau de arara e deve ser torturada sem nenhuma piedade. Motivo pelo qual Bananinha imediatamente tornou-se um perseguido político obrigado a exilar-se no exterior.

E o abrigo dos refugiados? Sim, ESPOSA DE BANANINHA GRAVA TOUR PELA CASA ONDE A FAMIGLIA SE ENCONTRA – ou se perde, dado o tamanho do imóvel. “Esse espaço é a sala de jogos. Olha isso! Quem tem filho adolescente vai pirar”, viaja a influencer, que em seguida flana por uma sala cujo pé-direito seria mais correto classificar como perna-direita. “Essa casa é IN-CRÍ-VEL! Quando as crianças chegaram, a euforia era tanta, que eu nem consegui gravar!” Ok, mas aguardamos os novos capítulos do DIÁRIO DE UM BANANA.

“Seria mais confortável ficar quieto, recebendo um excelente salário e fingindo defender os paulistas e meus irmãos brasileiros do que enfrentar esse sistema covarde e desumano”, descascou Bananinha em vídeo sobre sua fuga. “Mas eu não aceitei esse chamado para ter conforto e comodidade.” Não há vácuo no poder, e assim Bananinha se coloca como candidato a Napoleão do Hospício. YES, NÓS TEMOS BANANA – pode mandar fazer o boné.

E ATENÇÃO! EDITORIAL. Notícias do Hospício lamenta a partida de Bananinha, que deixa uma enorme lacuna em nossa seleção de pautas. Sua contribuição nas rachadinhas ainda haverá de ter o justo reconhecimento da história. Aproveitamos para abraçar toda a ­famiglia, que seguirá iluminando os caminhos do sanatório geral. Mesmo que, para papai, a luz passe a nascer quadrada.

A propósito, enquanto registro a fuga de Piu-Piu, transcorre no STF o julgamento que pode tornar réu o banana que importa. Grande dia! Oito da manhã já pode começar a beber? Tudo bem, um frasco de Limpol e já vou abrir o espumante. Nada como a lida na pia suja enquanto o ­Gonet destrincha o golpe preparado por Didi, ­Dedé, Mussum e Zacarias, frustrado pelo comandante do Exército de Brancaleone.

Um olho na influencer e outro no Xandão, de repente o algoritmo me mostra Bozo e Tarcísio em um podcast chamado… Inteligência Ltda.! Não é possível. Igual o Brasil Paralelo, o nome-fantasia que rasga a fantasia e nos conduz diretamente ao universo paralelo onde vivem os bolsominions de inteligência limitada. Mais um pouco e tá lá o Bozo de novo: “Fui um aborto da natureza”. Se é assim, somos contra o aborto!

E ATENÇÃO PARA AS NOTÍCIAS DE SANTA CATARINA, onde o NH mantém sua única sucursal. RENAN CHORA AO DISCURSAR SOBRE BANANINHA. “Foi duro ler o discurso dele na timeline. Foi duro ver meu pai naquele estado”, disse o zero à esquerda na tribuna da Câmara. “Se acham que vão me calar, estão muito enganados. Eu vou continuar incomodando o sistema de Balneário Camboriú, talquei? E a cobra vai fumar agora.” O sistema de Balneário Camboriú, pessoal. A cobra, pelo visto, fumou foi uma tora.

That’s all, folks! Voltamos a qualquer momento com novas informações. •

Publicado na edição n° 1355 de CartaCapital, em 02 de abril de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Diário de um Banana’

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo