Drauzio Varella

[email protected]

Médico cancerologista, foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil. Entre outras obras, é autor de "Estação Carandiru", livro vencedor do Prêmio Jabuti 2000 na categoria não-ficção, adaptado para o cinema em 2003.

Opinião

assine e leia

Diabetes e obesidade

Um maior nível de atividade física e a adoção de uma dieta com menos gordura e carboidratos seria a melhor forma de controlar a epidemia em curso

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Apoie Siga-nos no

O diabetes tornou-se uma epidemia mundial. Segundo o Atlas publicado pela Federação Internacional de Diabetes existiriam, no mundo, cerca de 537 milhões de pessoas com a doença, 80% das quais vivendo nos ­paí­ses em desenvolvimento, como o nosso. As previsões são de que, em 2030, haverá 643 milhões e, em 2045, 784 milhões.

A mesma Federação estima que, no Brasil, cerca de 17 milhões de mulheres e homens na faixa dos 20 aos 79 anos de idade convivem com o diabetes. O País ocupa o quinto lugar mundial em incidência, atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s