Ciro Gomes e uma aula magistral de anticampanha eleitoral

Enquanto o candidato se preocupa em “debater” com um humorista, o tal do “Brasil profundo” vai dando a eleição a Lula

Foto: Mário Miranda/Amcham/Divulgação

Apoie Siga-nos no

Na esteira dos eventos que culminaram no impeachment de Dilma Rousseff e, ato contínuo, na presidência de Jair Bolsonaro, o MBL fundou uma espécie de tática de comunicação política no Brasil.

Consistia, basicamente, em eleger personalidades públicas e celebridades digitais de esquerda para provocar, ofender e, no limite, desafiar para um “debate” — que, obviamente, nada tinha de debate. O objetivo era usar essas figuras de esquerda como escada para conquistar cotas de visibilidade pública na internet.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

2 comentários

Luiz Claudio del Rio Chagas do Nascimento 23 de maio de 2022 19h45
Infelizmente não vi o debate. Gostaria de ter visto, mas não fiquei sabendo. De cara, caracteriza-se então uma falha na estratégia eleitoral. Temos que ficar livres do Bozo. Mais importante do que quem vai para o seu lugar é tirar o destruidor de lá. Nós, reles mortais, dependemos dos políticos ungidos pelos partidos para a sobrevivência da nossa dignidade. Não existe candidato independente pela nossa legislação. Estamos nas mãos dos nossos líderes para libertar-nos. Lula, apesar de velho, apaixonado, vulnerável e contemporizador ainda me representa. Só que Ciro Gomes tem um programa de governo baseado na realidade, na verdadeira luta, tanto contra os neoliberais progressistas da Terceira Via como a Nova Direita de Bozo. Um projeto lúcido, com base na imposição dos Plebiscitos para vencer as Instituições coniventes. Falta neutralizar os militares, sem o que, quem ganhar não vai levar MESMO! Eles têm que ser ostensivamente e corajosamente desmoralizados, chamados pelo nome e acusados de entreguismo e traição, entre outras providências. Falta CORAGEM à oposição. Infelizmente... L. C. del Rio
Francisco Bráulio Lourenço de Vasconcelos 23 de maio de 2022 16h27
Não vejo razões para ser tão duro com Ciro Gomes. Assisti ao debate, e sinceramente não vi nada demais. Opiniões prá cá, prá lá, críticas idem. Vejo mais como tentativa bem sucedida de furar polarização ridícula, que deixa nosso Pais numa encruzilhada. Ademais pessoas minimamente informadas sabem, de longa data, o que Ciro Gomes tem a oferecer: capacidade, competência, trabalho e honestidade.

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.