Drauzio Varella

[email protected]

Médico cancerologista, foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil. Entre outras obras, é autor de "Estação Carandiru", livro vencedor do Prêmio Jabuti 2000 na categoria não-ficção, adaptado para o cinema em 2003.

Opinião

assine e leia

Ciclos interrompidos

Quem trabalha à noite, quem enfrenta jet lags, quem consome estimulantes e quem fica até tarde na frente de telas azuladas rompe a arquitetura do sono

A quantidade de sono é fator fundamental para determinar quão saudável alguém é
Apoie Siga-nos no

Somos animais que hibernam. Ao contrário dos ursos, que passam meses adormecidos, nós o fazemos todos os dias. Como um fenômeno de tanta importância na fisiologia humana foi ignorado durante tantos anos?

Numa entrevista à Nature, o neurologista Mark Wu, da Universidade Johns Hopkins, estudioso dos transtornos do sono e dos mecanismos genéticos que o regulam, considera que o mundo científico passou tanto tempo sem se preocupar com o sono por considerá-lo um fenômeno semelhante à morte.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s