ChatGPT arrasando

Espera-se que a Inteligência Artificial tenha limites ou que saibamos administrar seu impacto na sociedade

Foto: PAU BARRENA / AFP

Apoie Siga-nos no

No aniversário da minha mãe, que completou 94 anos, reuniu-se a família toda. Não podia faltar um sobrinho neoliberal, meu xará, o Paulinho, que tem mania de dar uns tecos no tio progressista. Desta vez, contudo, escolheu um caminho que se mostraria constrangedor para ele.

O incidente que passo a relatar revela, acredito, o imenso potencial das novas tecnologias. Em maio do ano passado, Pedro Cafardo, do Valor Econômico, perguntou ao ChatGPT quem eram os dez maiores economistas brasileiros de todos os tempos. Entre os dez maiores, figurava o meu nome, como décimo da lista. Era o lanterninha, mas dei mesmo assim os proverbiais arrancos triunfais de cachorro atropelado, como diria Nelson Rodrigues. Mas houve mais. O jornalista repetiu a pergunta ao ChatGPT e o meu nome voltou a aparecer, desta vez em sexto lugar! Apenas outros quatro economistas, apareceram nas duas listas, ambas encabeçadas por Celso Furtado, realmente o nosso maior economista, o que conferia certa plausibilidade às respostas da Inteligência Artificial.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

2 comentários

PAULO SERGIO CORDEIRO SANTOS 11 de março de 2024 00h51
Concordo plenamente com a análise e o resultado dessa inteligência artificial , professor xará que o ChatGPT o incluiu entre os dez melhores economistas. Se eu fosse o ChatGPT, eu colocaria o professor Celso Furtado em primeiro lugar e em seguida o professor Paul Singer, depois a professora Maria da Conceição Tavares, o senhor estaria em quarto como o meu escolhido e em seguida Luís Carlos Bresser Pereira. Seguem a fila com Delfim Neto, Mario Henrique Simonsen, Edmar Bacha, Roberto Campos e por último Otávio Gouveia de Bulhões. Fiquei curioso para saber dentre os dez, quais os outros maiores economistas escolhidos e eleitos pelo ChatGPT como os 10 melhores. Mas essa é a minha lista em ordem de importância.
CESAR AUGUSTO HULSENDEGER 11 de março de 2024 20h06
Desde que não apareça um HAL9000, seguido de uma jihad butleriana…

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.