Arthur Chioro

Ex-ministro da Saúde

Opinião

assine e leia

A ignorância e o HPV

A atual resistência à vacinação contra o vírus causador do câncer de colo do útero é fruto da inaceitável desestruturação do Programa Nacional de Imunização

A presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de Lançamento da Vacinação Nacional contra o HPV
Apoie Siga-nos no

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil está completando 50 anos e era considerado, até pouco tempo, o mais exitoso do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, desde 2016 e, em particular, no último governo, sob o império do negacionismo, foi profunda e irresponsavelmente desestruturado.

A expressão disso foi a recente divulgação, pelo Ministério da Saúde, de que 27 milhões de doses de vacina foram descartadas por vencimento de prazo e que, nos próximos meses, mais 20 milhões de doses terão o mesmo destino, com prejuízo estimado em 2 bilhões de reais. Estamos diante de um escárnio com os recursos públicos, de um crime contra a saúde dos brasileiros.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s