Afonsinho

Médico e ex-jogador de futebol brasileiro

Opinião

assine e leia

A força da grana

O futebol tornou-se um dos grandes negócios da sociedade moderna. Os clubes, por sua vez, foram transformados em “balcões de feira”

Foto: Botafogo
Apoie Siga-nos no

Não são poucas nem irrelevantes as mudanças que se anunciam no setor esportivo. O movimento de transformação acontece, sobretudo, no futebol internacional, mas gera repercussões também no Brasil, onde temos acompanhado as tentativas de formação de novas associações de clubes, no modelo Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Cabe lembrar que, em julho de 2021, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5516/19, do Senado Federal, que estimula a transformação dos clubes de futebol em empresas sociedades anônimas e prevê regras de parcelamento das dívidas atuais.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo