Mundo
Zelensky e Trump planejam novo encontro após bate-boca na Casa Branca
Reunião deve ser realizada em Haia, durante a cúpula da Otan


Os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos Estados Unidos, Donald Trump, planejam se reunir na quarta-feira 25 durante o encontro de cúpula da Otan em Haia. A informação é da agência de notícias internacionais AFP.
Zelensky participou de reuniões de cúpula recentes, mas devido à sua relação conflituosa com Trump ele não foi convidado para a sessão principal de trabalho com os membros da Otan.
Segundo a agência, porém, “as equipes estão finalizando os detalhes” para a nova reunião. A declaração é de uma fonte de alto escalão do governo ucraniano à AFP, que acrescentou que as conversas estão previstas para “o início da tarde” nos Países Baixos.
A mesma fonte explicou que a discussão se concentrará na “compra de um pacote de defesa pela Ucrânia, uma grande parte do qual consiste em sistemas de defesa aérea”.
Os dois governantes também planejam discutir mais “sanções contra a Rússia e um limite de preço para o petróleo”, acrescentou a fonte.
A Ucrânia e seus aliados querem reduzir de 60 para 45 dólares o teto de preço do petróleo russo, uma medida para punir a economia russa devido à invasão da Ucrânia há mais de três anos.
Até o momento, Trump se recusou a impor novas sanções contra a Rússia, apesar de o presidente Vladimir Putin se recusar a negociar um cessar-fogo com a Ucrânia.
Bate-boca na Casa Branca
O novo encontro, se sair do papel, ocorre cerca de três meses após uma conturbada reunião no Salão Oval da Casa Branca. Na ocasião, Trump e Zelensky protagonizaram um intenso bate-boca que atrasou a assinatura de um acordo sobre terras raras entre os dois países.
O clima atual, no entanto, é um pouco mais amistoso ao ucraniano, já que Trump tem se desentendido com Putin nos últimos meses. O russo, até então um aliado, tem se negado a aceitar as condições negociadas pelos EUA para o fim da guerra com a Ucrânia. As constantes negativas irritaram o norte-americano.
(Com informações de AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Putin condena o ataque americano, mas evita prometer ajuda militar ao Irã
Por André Lucena
‘É preocupante’, diz Putin em alerta sobre potencial guerra mundial
Por CartaCapital
Putin diz que encontro com Zelensky será possível na ‘última etapa’ de negociações
Por AFP
Putin falou com Trump por telefone sobre situação no Oriente Médio e na Ucrânia, diz Kremlin
Por AFP
Zelensky disse que falou sobre trégua ‘incondicional’ em sua reunião ‘simbólica’ com Trump
Por AFP