CartaExpressa
Zelensky diz que Putin está ’embriagado pelo poder’ e quer ‘reinar eternamente’
Putin já completou dois mandatos de quatro anos e dois mandatos de seis anos


O líder ucraniano Volodimir Zelensky disse neste domingo 17 que Vladimir Putin está “embriagado pelo poder” e quer “reinar eternamente”, após o anúncio dos resultados de uma pesquisa de boca de urna indicando que o presidente russo venceu a eleição, garantindo um novo mandato de seis anos.
“É claro para qualquer pessoa no mundo que esta pessoa, como frequentemente acontece na história, está embriagada pelo poder e quer governar eternamente. Não há maldade que ele não cometa para prolongar seu poder pessoal”, acrescentou Zelensky em uma mensagem nas redes sociais.
Putin já completou dois mandatos de quatro anos e dois mandatos de seis anos, com um interlúdio como primeiro-ministro. O líder russo mais longevo desde Stalin reformou a Constituição em 2020 para lhe permitir permanecer no poder até 2036.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.