Mundo

Zelensky diz que ‘fragilidade’ da Rússia é ‘evidente’, após rebelião do grupo Wagner

O presidente da Ucrânia afirmou que o seu país é capaz de ‘proteger a Europa de uma contaminação do mal e do caos russos’

Zelensky diz que ‘fragilidade’ da Rússia é ‘evidente’, após rebelião do grupo Wagner
Zelensky diz que ‘fragilidade’ da Rússia é ‘evidente’, após rebelião do grupo Wagner
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: AFP PHOTO/Ukrainian Presidential press service
Apoie Siga-nos no

O motim do grupo Wagner é uma demonstração da “fragilidade” da Rússia, mergulhada “no mal e no caos”, avaliou neste sábado 24 o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“A fragilidade da Rússia é evidente. Uma fragilidade total”, destacou Zelensky nas redes sociais, avaliando ser “evidente que a Ucrânia é capaz de proteger a Europa de uma contaminação do mal e do caos russos”.

Em sua primeira reação aos acontecimentos na Rússia, o presidente ucraniano afirmou que “quem escolhe o caminho do mal, se autodestrói”, referindo-se ao presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo Zelensky, Putin “envia centenas de milhares de pessoas para a guerra para finalmente se entrincheirar na região de Moscou e se proteger dos que ele mesmo armou”.

“A Rússia tem usado a propaganda para ocultar sua fragilidade e a estupidez de seu governo. E, agora, o caos é tal que ninguém pode mentir a esse respeito.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo