Mundo
Vulcão ativo na Rússia entra em erupção após terremoto
Cortina de cinzas expelida pelo Shiveluch chegou a atingir 8 quilômetros de altura


O vulcão Shiveluch, localizado na costa leste da Rússia, entrou em erupção na manhã deste domingo 18 após um terremoto de magnitude 7,0 ter atingido o Pacífico a cerca de 100 quilômetros da região de Petropavlovsk-Kamchatsky.
Considerado um dos vulcões mais ativos da Rússia, o Shiveluch expeliu uma enorme quantidade de cinza na atmosfera, chegando a atingir 8 quilômetros de altura junto a jatos de lava, de acordo com o Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Academia Rússia de Ciências.
O terremoto ocorreu na tarde do sábado 17, madrugada de domingo na Rússia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor ocorreu a uma profundidade de cerca de 48 quilômetros e motivou autoridades americanas a emitirem um alerta de tsunami para a área.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.