Mundo

Vítimas de pedofilia na Igreja divulgam lista negra de “papáveis”

Associação americana publicou nomes de cardeais acusados de proteger padres suspeitos deste crime ou minimizar suas ações

Vítimas de pedofilia na Igreja divulgam lista negra de “papáveis”
Vítimas de pedofilia na Igreja divulgam lista negra de “papáveis”
Apoie Siga-nos no

CHICAGO (AFP) – Uma associação americana de vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos publicou na quarta-feira 6 uma lista negra de 12 possíveis candidatos “papáveis”, acusados de proteger padres pedófilos ou de terem feito declarações defendendo-os ou minimizando a situação. O documento ainda exorta a Igreja Católica a levar a sério a proteção das crianças, a ajuda às vítimas e as denúncias de corrupção.

Estão incluídos nomes de cardeais da Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Gana, Honduras, Itália, México e República Tcheca. Todos são considerados candidatos para suceder o papa Bento XVI, muito criticado pela forma como conduziu os escândalos.

“Queremos dizer aos prelados católicos que deixem de fingir que o pior já passou [ sobre o escândalo de pedofilia dentro da Igreja]”, declarou David Clohessy, diretor da Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres (Snap, em inglês).

“Tragicamente, o pior com certeza ainda estar por vir”, acrescentou.

            

A Snap também se opõe à eleição de qualquer membro da Cúria romana, a administração da Santa Sé.”Acreditamos que ninguém de dentro do Vaticano tem verdadeira vontade de ‘limpar a casa’ no Vaticano e em outras partes”, indicou Clohessy em um comunicado.

“Promover um membro da Cúria desencorajaria as vítimas, as testemunhas, os denunciantes e seus defensores a relatar más condutas”.

A lista negra inclui os seguintes cardeais: Leonardo Sandri (Argentina), George Pell (Austrália), Marc Ouellet (Canadá), Timothy Dolan (Nova York), Sean O’Malley (Boston) e Donald Wuerl (Washington) dos Estados Unidos, Peter Turkson (Gana), Oscar Rodríguez Maradiaga (Honduras), Tarsicio Bertone e Angelo Scola da Itália; Norberto Rivera Carrera (México) e Dominik Duka (República Tcheca).

Entre os mais citados para ser o sucessor de Bento XVI, estão Angelo Scola, Marc Ouellet, Peter Turkson e Oscar Rodriguez Maradiaga.

Leia mais em AFP Movel.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo