Mundo

Venezuela inicia exercícios militares em resposta aos EUA

Televisão pública exibiu imagens de embarcações anfíbias e navios de guerra deslocados em La Orchila

Venezuela inicia exercícios militares em resposta aos EUA
Venezuela inicia exercícios militares em resposta aos EUA
Nicolás Maduro, presidente deposto da Venezuela. Foto: Juan BARRETO / AFP
Apoie Siga-nos no

A Venezuela iniciou exercícios militares na ilha La Orchila, no norte do país, em resposta ao envio de navios de guerra dos Estados Unidos ao Caribe, anunciou nesta quarta-feira 17 o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.

“Vai haver deslocamentos da defesa aérea com drones armados, drones de vigilância, drones submarinos, disse Padrino López ao afirmar que a Venezuela se defende da “voz ameaçadora, vulgar” dos Estados Unidos. “Vamos implementar ações de guerra eletrônica.”

A televisão pública exibiu imagens de embarcações anfíbias e navios de guerra deslocados em La Orchila, onde funciona uma base da Marinha venezuelana.

Na terça-feira, o presidente americano, Donald Trump, informou que três barcos supostamente venezuelanos com drogas foram neutralizados em águas do Caribe.

Nos exercícios, que se prolongarão por três dias, participam 12 navios militares, 22 aeronaves e 20 embarcações de menor porte da “Milícia especial naval”, detalhou o vice-almirante da Marinha venezuelana Irwin Raúl Pucci.

A ilha La Orchila, um território de 43 quilômetros quadrados, fica a 97 milhas náuticas do estado venezuelano de La Guaira e perto de onde os Estados Unidos interceptaram uma embarcação pesqueira venezuelana durante oito horas no fim de semana.

“Estamos elevando nosso preparo operacional voltados para o Caribe”, disse o ministro da Defesa venezuelano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo