Mundo
Venezuela fecha fronteira com o Brasil pela segunda vez no mês
Governo de Nicolás Maduro alegou ao Itamaraty que a medida se deve à realização de exercícios militares previstos na operação ‘Escudo Bolivariano 2025’
A Venezuela determinou o fechamento da fronteira com o Brasil, em Pacaraima (RR), na manhã desta quarta-feira 22 para exercícios militares previstos na operação “Escudo Bolivariano 2025”. O governo de Nicolás Maduro justificou ao Itamaraty que o fechamento foi uma medida de segurança. Com isso, o tráfego de pedestres e veículos está proibido.
Esta é a segunda vez que a passagem entre os países é fechada por autoridades venezuelanas. A primeira foi em 10 de janeiro, quando Maduro tomou posse para mais um mandato – a fronteira foi reaberta três dias depois. De acordo com o país vizinho, a divisa será liberada nesta quinta-feira 23.
“Os brasileiros que tenham necessidade de cruzar para o lado venezuelano devem, por medida de segurança, abster-se de fazê-lo até a reabertura da fronteira”, orientou o Itamaraty, em nota divulgada no fim da tarde. A Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira disse em comunicado que segue monitorando a área.
A mobilização na divisa com o Brasil inclui forças armadas, instituições de segurança civil e Unidades de Reação Rápida (URRA), que atuam na proteção de infraestruturas críticas e no reforço da segurança em cidades e fronteiras. Cones foram colocados no trecho que liga os dois países. Na internet, circulam imagens de viaturas venezuelanas em solo brasileiro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



