Mundo
Vaticano cancela compromissos de fim de semana do papa, que permanece hospitalizado
O líder religioso está internado desde a última sexta-feira


O Vaticano anunciou nesta terça-feira 18 que cancelou os compromissos do papa Francisco para o fim de semana, no quinto dia de hospitalização do pontífice de 88 anos por uma infecção respiratória que provoca uma grande inquietação.
“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado 22 de fevereiro está cancelada” e Francisco não poderá presidir a missa de domingo, anunciou a Santa Sé em um comunicado.
O papa, segundo o Vaticano, enfrenta um ‘quadro complexo’ de saúde em sua quarta internação no hospital Gemelli, em Roma. A sinalização da Santa Sé é de que o líder religioso deve seguir internado por um longo período de tempo.
“Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e hoje [segunda-feira 17] mostraram uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias que levou a uma nova modificação do tratamento”, afirma o boletim de saúde. “Todos os exames realizados até agora indicam uma situação clínica complexa que exigirá uma hospitalização adequada”, diz o boletim.
Francisco, que está na liderança da Igreja Católica desde 2013, tem cumprido agendas no hospital, mas reduziu drasticamente o ritmo dos compromissos. Na tarde de segunda-feira, quando o Vaticano liberou um boletim do quadro de saúde do papa, a informação era de que ele dedicou a maior parte do dia para leituras.
(Com informações de AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vaticano atualiza boletim de saúde do papa Francisco, internado em Roma: ‘Sem febre e estável’
Por CartaCapital
Casa Branca repreende papa Francisco por críticas à política migratória de Trump
Por AFP