Mundo
Pepe Mujica recebe alta após cirurgia de emergência
O ex-presidente foi internado e submetido a um procedimento na noite da terça-feira 27, devido a um incômodo no esôfago


O ex-presidente uruguaio José Mujica recebeu alta nesta quarta-feira 28, um dia depois de ser submetido a uma pequena cirurgia de emergência por causa de um desconforto no esôfago.
“Decidimos dar alta depois de provar que ele tolerava bem a alimentação por via oral”, disse a médica pessoal de ‘Pepe’ Mujica, Raquel Pannone.
“Portanto, foi para casa para continuar em repouso relativo. E vamos continuar controlando, como fazemos sempre”, acrescentou.
Mujica, de 85 anos, foi internado e submetido a um procedimento de emergência na noite da terça-feira 27 devido a um incômodo no esôfago, que inicialmente os médicos pensaram decorrer de uma espinha de peixe.
No entanto, na operação não foi encontrado qualquer elemento estranho, mas uma lesão no esôfago provocada pela passagem de algum elemento.
“Teve uma excelente evolução”, com tomografias de pescoço e tórax “que se saíram muito bem”, afirmou um dos médicos.
Serão necessários cerca de 15 dias para que a lesão no ex-presidente se cicatrize.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.