Mundo
União Europeia exalta investigações sobre golpistas e ações para restaurar a ordem no Brasil
O bloco condenou os ataques antidemocráticos e prestou solidariedade ao governo Lula e às instituições democráticas


A União Europeia declarou que apoia os esforços do Brasil nas investigações sobre os responsáveis pelos atos golpistas promovidos em Brasília (DF), no último domingo 8. O comunicado, assinado nesta quarta-feira 11, foi divulgado pelo jornalista Jamil Chade, do UOL.
Condenando firmemente o que chamou de “atos chocantes de violência política”, a entidade manifestou solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e às instituições brasileiras.
“A UE reitera sua confiança na democracia do Brasil e na força de suas instituições. Nossa convicção é que elas prevalecerão sobre a violência e o extremismo”, diz o comunicado do bloco.
A mensagem ainda reforça o compromisso de “aprofundar e ampliar nosso relacionamento com o Brasil na defesa da democracia, do Estado de Direito e dos direitos humanos”.
Na última segunda 9, dia seguinte aos ataques terroristas na Praça dos Três Poderes, altos representantes da União Europeia manifestaram pronto apoio ao governo brasileiro.
O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell Fontenelles, afirmou que “os líderes políticos brasileiros – especialmente o ex-presidente Bolsonaro – precisam agir com responsabilidade e pedir que seus apoiadores voltem para casa”.
Já o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmaram que a UE está ao lado do novo governo e das instituições democráticas brasileiras.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF forma maioria para manter afastamento de Ibaneis e ordem de prisão de Anderson Torres
Por CartaCapital
‘Gostaria de ter resolvido conversando, mas as pessoas lá não estavam dispostas’, diz Lula sobre intervenção no DF
Por CartaCapital
Moraes proíbe bloqueio de vias e invasão de prédios públicos em todo o País
Por CartaCapital