Mundo
União Europeia concede à Ucrânia o estatuto de candidata à adesão ao bloco
‘É um momento único e histórico, disse o presidente da Ucrânia


Os países da União Europeia acordaram nesta quinta-feira 23 conceder à Ucrânia e à Moldávia o estatuto de candidatos à adesão ao bloco, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que assegurou que se trata de um “dia histórico”.
A decisão, adotada no primeiro dia de uma cúpula europeia em Bruxelas, ocorre quatro meses depois do início de uma guerra da Rússia contra a Ucrânia. O processo completo de adesão, no entanto, pode levar anos para ser efetivo.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, comemorou a decisão da União Europeia..
“É um momento único e histórico nas relações entre Ucrânia e UE”, tuitou Zelensky, acrescentando que “o futuro da Ucrânia se encontra no seio da UE”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.