CartaExpressa
Ucrânia reporta 26 corpos em dois prédios destruídos em Borodianka
Presidente ucraniano disse que situação é pior do que em Bucha
Autoridades ucranianas reportaram nesta quinta-feira 7 a descoberta de 26 corpos retirados dos escombros de dois prédios bombardeados em Borodianka, a noroeste de Kiev.
“Apenas a população civil foi alvo dos ataques: aqui não há nenhuma base militar”, publicou a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, no Facebook, acrescentando que “é impossível prever” quantos mortos houve no local.
Borodianka, localidade que passou recentemente para as mãos ucranianas, “é a cidade mais destruída da região”, acrescentou a procuradora.
A situação é “muito pior” que em Bucha, onde foram cometidos massacres de civis que causaram comoção mundial, declarou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
Nesta pequena cidade “há mais vítimas” que em Bucha, afirmou Zelensky em um vídeo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


