Mundo

Ucrânia afirma que matou o comandante da frota russa no Mar Negro

O ataque demonstra as dificuldades da defesa antiaérea russa para impedir os bombardeios frequentes na península

Foto do navio russo 'Moskva' (dir.) atracado na Crimeia em 2014. Embarcação foi seriamente danificada em ataque ucraniano. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O Exército ucraniano afirmou, nesta segunda-feira (25), que matou o comandante da frota russa no Mar Negro em seu ataque de sexta-feira contra o quartel-general dessa força em Sebastopol, na península da Crimeia anexada por Moscou.

“Trinta e quatro oficiais, entre eles o comandante da frota russa do mar Negro, morreram em consequência do ataque”, afirmaram as forças especiais ucranianas no Telegram.

“Outros 105 ocupantes ficaram feridos. O prédio do quartel-general não pode ser reparado”, acrescentou a mesma fonte.

A AFP não conseguiu comprovar as afirmações com fontes independentes. A Rússia raramente informa suas baixas na Ucrânia, mesmo quando os ataques afetam comandantes.

A Rússia informou na sexta-feira que apenas um militar estava desaparecido após o ataque que danificou de maneira considerável o quartel-general da sua frota no Mar Negro.

O ataque demonstra as dificuldades da defesa antiaérea russa para impedir os bombardeios frequentes nesta península ucraniana, anexada em 2014 pela Rússia e que é um importante centro logístico para as tropas de Moscou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo