Mundo
Ucrânia acusa Rússia de violar acordo e atingir estrutura de energia
Segundo fonte do governo ucraniano, milhares de pessoas estão sem energia na cidade de Kherson


A Ucrânia acusou a Rússia, nesta quinta-feira 27, de violar seu compromisso de não atacar alvos energéticos ucranianos depois que um ataque de artilharia deixou dezenas de milhares de pessoas sem energia na cidade de Kherson.
“Houve um bombardeio, aparentemente não direcionado ao setor energético, mas ele foi afetado”, disse uma alta autoridade ucraniana à AFP sob condição de anonimato, acrescentando que a Ucrânia considerou o incidente uma “clara violação” do acordo.
(Em atualização.)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.