Mundo
Turquia suspende suas relações comerciais com Israel
Segundo o governo turco, a decisão valerá até Israel viabilizar um ‘fluxo ininterrupto’ de ajuda para Gaza


A Turquia suspendeu nesta quinta-feira 2 todas as suas relações comerciais com Israel, após restringir no mês passado suas exportações para o país, anunciou o Ministério do Comércio turco.
“As exportações e as importações relacionadas com Israel foram suspensas”, informou a pasta.
Segundo o ministério, as medidas serão aplicadas “até que o governo de Israel autorize um fluxo ininterrupto de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza”.
O chanceler israelense, Israel Katz, disse anteriormente, nesta quinta, que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, havia “rompido os acordos [entre Israel e Turquia], ao bloquear as importações e exportações israelenses nos portos”.
O chefe da diplomacia israelense afirmou querer “criar alternativas para o comércio com a Turquia, concentrando-se na produção local e nas importações procedentes de outros países”.
No começo de abril, a Turquia restringiu as exportações a Israel de um grande número de mercadorias, como produtos compostos de aço, ferro e alumínio, devido à guerra em Gaza.
O conflito eclodiu em 7 de outubro quando o Hamas atacou o sul de Israel, matando 1.170 pessoas, a maioria civis, e sequestrando cerca de 250, segundo um balanço da AFP com base em dados israelenses.
Israel diz que 129 continuam em Gaza, dos quais 34 teriam morrido.
Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o Hamas e lançou uma ofensiva que, até o momento, deixou 34.596 mortos em Gaza, a maioria civis, segundo o ministério da Saúde do território, governado pelo movimento islamista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Irã anuncia sanções contra EUA e Reino Unido por apoio a Israel
Por AFP
EUA pedem que Hamas aceite trégua em Gaza e que Israel não invada Rafah
Por AFP
Petro anuncia que Colômbia vai romper relações diplomáticas com Israel por causa de Gaza
Por AFP