Mundo

Trump vai a tribunal e se declara inocente de todas as acusações sobre o 6 de Janeiro

O processo pode colocar em xeque a candidatura do magnata para o pleito do ano que vem

Donald Trump se declara inocente em tribunal em 3 de agosto de 2023. Foto: Olivier Douliery/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump se declarou inocente, nesta quinta-feira 3, das acusações de que liderou uma conspiração criminosa com o objetivo de reverter o resultado das eleições de 2020.

Trata-se da primeira acusação criminal no âmbito de uma longa investigação sobre as tentativas do magnata de se manter no poder depois de perder a disputa para Joe Biden, culminando com a invasão do Capitólio no 6 de Janeiro de 2021.

O republicano informou à juíza de instrução Moxila Upadhyaya que se declarava “inocente” de todas as quatro acusações contra ele.

A denúncia, apresentada pelo procurador especial Jack Smith, oferece três acusações de conspiração e uma de obstrução da Justiça. Se o crime de conspiração for confirmado antes do período eleitoral, o processo pode tornar Trump inelegível.

Durante um breve pronunciamento na última terça-feira 1º, Smith disse desejar “um julgamento sem demora”.

Em 6 de janeiro de 2021, Trump proferiu um discurso para seus simpatizantes reunidos nas imediações da Casa Branca, instando-os a “lutar como demônios” contra o resultado da eleição presidencial. Milhares de extremistas de direita semearam o caos e atacaram o Capitólio, em Washington.

“Apesar de ter perdido, o réu estava determinado a permanecer no poder”, sustentou o procurador. “Por mais de dois meses após o dia da eleição, em 3 de novembro de 2020, o réu espalhou mentiras de que houve fraude determinante no resultado da eleição e que ele havia realmente vencido. Essas afirmações eram falsas, e o réu sabia que eram falsas.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo