Mundo
Trump quer acabar com financiamento de escolas que ensinam sobre antirracismo
A ofensiva contra as escolas que ensinam sobre ‘teoria crítica da raça’ é uma das promessas de campanha do republicano


Donald Trump assinará um decreto para “encerrar o financiamento das escolas públicas que ensinam a teoria crítica da raça”, uma de suas promessas de campanha, informou nesta quarta-feira 29 a porta-voz da Casa Branca, Karoline B. Leavitt.
A teoria crítica da raça é um conceito teórico que busca explicar as desigualdades raciais no país e parte do princípio de que o racismo é sistêmico nas instituições.
O presidente dos Estados Unidos “assinará uma ordem executiva (…) para encerrar o financiamento das escolas públicas que ensinam ‘teoria crítica da raça’ e outros programas divisionistas”, afirmou Leavitt durante uma entrevista à Fox News.
Os conservadores usam esse conceito de forma pejorativa para criticar o ensino da conscientização contra o racismo. Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu cortar todo o financiamento federal das escolas que adotassem esse conceito.
De acordo com um documento obtido pelo New York Post, Trump assinará uma série de decretos nesta quarta-feira, incluindo um para expulsar estrangeiros, como estudantes com visto, que participaram de protestos pró-palestina nos Estados Unidos há alguns meses.
As universidades se tornaram o epicentro de uma onda de manifestações contra a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump quer enviar imigrantes em situação irregular a Guantánamo
Por AFP
Governo Trump revoga status de proteção para venezuelanos, diz NYT
Por AFP
Trump assina decreto para restringir transição de gênero em menores
Por CartaCapital