Mundo
Trump quer acabar com financiamento de escolas que ensinam sobre antirracismo
A ofensiva contra as escolas que ensinam sobre ‘teoria crítica da raça’ é uma das promessas de campanha do republicano


Donald Trump assinará um decreto para “encerrar o financiamento das escolas públicas que ensinam a teoria crítica da raça”, uma de suas promessas de campanha, informou nesta quarta-feira 29 a porta-voz da Casa Branca, Karoline B. Leavitt.
A teoria crítica da raça é um conceito teórico que busca explicar as desigualdades raciais no país e parte do princípio de que o racismo é sistêmico nas instituições.
O presidente dos Estados Unidos “assinará uma ordem executiva (…) para encerrar o financiamento das escolas públicas que ensinam ‘teoria crítica da raça’ e outros programas divisionistas”, afirmou Leavitt durante uma entrevista à Fox News.
Os conservadores usam esse conceito de forma pejorativa para criticar o ensino da conscientização contra o racismo. Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu cortar todo o financiamento federal das escolas que adotassem esse conceito.
De acordo com um documento obtido pelo New York Post, Trump assinará uma série de decretos nesta quarta-feira, incluindo um para expulsar estrangeiros, como estudantes com visto, que participaram de protestos pró-palestina nos Estados Unidos há alguns meses.
As universidades se tornaram o epicentro de uma onda de manifestações contra a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump quer enviar imigrantes em situação irregular a Guantánamo
Por AFP
Governo Trump revoga status de proteção para venezuelanos, diz NYT
Por AFP
Trump assina decreto para restringir transição de gênero em menores
Por CartaCapital