Mundo
Trump promete cargo a Elon Musk se voltar ao governo dos EUA: ‘Cara brilhante’
Empresário dono do antigo Twitter se empolga com a ideia e posta imagem de si mesmo gerada por IA


A grande proximidade entre Donald Trump e Elon Musk ganhou novos capítulos nesta semana depois que o ex-presidente afirmou que ofereceria um cargo de primeiro escalão ao empresário no governo caso vença as eleições no próximo mês de novembro.
“Ele é um cara muito inteligente. Eu certamente faria [a indicação] se ele quisesse. Ele é um cara brilhante”, disse Trump, em entrevista à agência Reuters, quando perguntado se poderia indicar Musk a um cargo de conselheiro ou a ocupar um espaço no gabinete do governo.
A proposta parece ter empolgado Musk. Em seu perfil no X (antigo Twitter, rede social da qual é dono), o empresário já se vê como representante de um “Departamento de Eficiência de Governo” – cargo que hoje não existe.
Em uma das mensagens, ele postou uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece à frente de uma bandeira americana e perante um púlpito com o nome do “Departamento” (nos Estados Unidos, os cargos equivalentes aos ministérios no Brasil levam esse nome). “Eu estou disposto a servir”, escreveu.
I am willing to serve pic.twitter.com/BJhGbcA2e0
— Elon Musk (@elonmusk) August 20, 2024
A relação entre Trump e Musk, dois bilionários, ganhou força nos últimos meses, com o empresário deixando clara sua preferência pela volta do candidato Republicano à Casa Branca, em disputa contra Kamala Harris, do partido Democrata. Na última semana, Musk conduziu uma entrevista com o ex-presidente no X. A conversa ficou marcada por problemas técnicos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.