Mundo

Trump pede o cancelamento do julgamento de Netanyahu por corrupção

Em um dos casos, o premiê de Israel e sua esposa são acusados de aceitar de multimilionários mais de 260 mil dólares em artigos de luxo

Trump pede o cancelamento do julgamento de Netanyahu por corrupção
Trump pede o cancelamento do julgamento de Netanyahu por corrupção
Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira 25 que o julgamento por corrupção contra seu aliado Benjamin Netanyahu deveria ser “cancelado imediatamente”, e pediu que “o primeiro-ministro em tempos de grande guerra” de Israel seja absolvido após o conflito com o Irã.

O processo judicial contra Netanyahu começou em maio de 2020 sob diversas acusações de irregularidades. Foi postergado diversas vezes, com Netanyahu solicitando adiamentos devido aos conflitos na Faixa de Gaza e no Líbano.

“Essa CAÇA ÀS BRUXAS para um homem que se doou tanto é impensável para mim”, publicou Trump na plataforma Truth Social. “O julgamento de Netanyahu deve ser CANCELADO IMEDIATAMENTE, ou se deve conceder um indulto a um grande herói”, acrescentou.

O presidente americano, que foi alvo de uma série de acusações e uma condenação penal que, segundo ele, tinham motivações políticas, assegurou que havia acabado “de saber que ‘Bibi’ foi intimado a comparecer ao tribunal na segunda-feira”, ao se referir a Netanyahu por seu apelido.

“Bibi e eu acabamos de passar por um INFERNO juntos, lutando contra um inimigo muito difícil e de longa data de Israel, o Irã, e Bibi não poderia ter sido melhor, mais pontual ou mais forte em seu AMOR pela incrível Terra Santa”, afirmou Trump.

Em um primeiro caso, Netanyahu e sua esposa Sara são acusados de aceitar de multimilionários mais de 260 mil dólares em artigos de luxo, como charutos, joias e champanhe, em troca de favores políticos.

Outros dois casos alegam que o primeiro-ministro tentou negociar uma cobertura mais favorável em dois meios de comunicação israelenses.

Netanyahu nega qualquer irregularidade.

“Foram os Estados Unidos da América que salvaram Israel, e agora serão os Estados Unidos da América que salvarão Bibi Netanyahu”, declarou Trump.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo