Mundo
Trump ordena retomada de testes nucleares nos EUA
Decisão ocorre após dois testes de armas nucleares feitos pela Rússia na última semana
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira 29 que determinou a retomada “imediata” dos testes de armas nucleares, sem oferecer mais detalhes.
A medida tomada pelo dirigente americano chega após o presidente russo Vladimir Putin revelar nesta quarta que Moscou havia testado com sucesso um drone submarino de propulsão e com capacidade nucleares, desafiando as advertências de Washington.
“Por causa dos programas de testes de outros países, instrui o Departamento da Guerra a iniciar testes com nossas armas nucleares em igualdade de condições”, publicou Trump na plataforma Truth Social, onde mencionou que os Estados Unidos possuem mais armas nucleares do que qualquer outro país e elogiou seus próprios esforços para realizar “uma atualização e renovação completa das armas existentes”.
O presidente americano acrescentou que “a Rússia está em segundo lugar e a China está muito atrás, mas vai se igualar em cinco anos”.
Além de anunciar o teste do drone submarino, Putin comemorou no último domingo o teste final bem-sucedido de um míssil de cruzeiro de propulsão nuclear Burevestnik, de “alcance ilimitado” e capaz, segundo ele, de escapar de praticamente todos os sistemas de interceptação.
Putin havia revelado em 2018 o desenvolvimento pelo Exército russo de armas ultramodernas, entre elas os mísseis Burevestnik e os drones Poseidon, destinadas, segundo Moscou, a enfrentar as ameaças dos Estados Unidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Putin anuncia que Rússia testou drone submarino com capacidade nuclear
Por AFP
Trump volta a criticar Putin após líder russo anunciar novo míssil de cruzeiro com propulsão nuclear
Por RFI
Governo dos EUA anuncia acordo de US$ 80 bilhões para gerar energia nuclear para IA
Por AFP



