Mundo
Trump ordena envio de tropas para Portland, no noroeste dos EUA
A ação, que tem gerado polêmica no país, mira conter protestos de organizações Antifas


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o envio de tropas para a cidade de Portland, no noroeste do país, neste sábado 27, expandindo seu controverso uso de forças militares em todo o país.
“A pedido da secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, estou instruindo o secretário de Guerra, Pete Hegseth, a fornecer todas as tropas necessárias para proteger Portland, devastada pela guerra, e todas as nossas instalações sitiadas do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) contra ataques da Antifa e outros terroristas nacionais”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
“Também autorizo o uso de força total, se necessário”, acrescentou, sem especificar o que significa “força total”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.