Mundo

Trump nega suposto enfrentamento entre Elon Musk e Marco Rubio

Segundo o jornal New York Times, Musk discutiu com Rubio e, em separado, com o secretário de Transporte Sean Duffy

Trump nega suposto enfrentamento entre Elon Musk e Marco Rubio
Trump nega suposto enfrentamento entre Elon Musk e Marco Rubio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Jim Watson/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta sexta-feira 7 que seu assessor Elon Musk e o chefe da diplomacia Marco Rubio tivessem discutido durante uma reunião na Casa Branca.

Segundo o jornal New York Times, Musk discutiu com Rubio e, em separado, com o secretário de Transporte Sean Duffy, durante uma reunião de gabinete presidida por Trump na quinta-feira.

Musk é o rosto visível da comissão de eficiência governamental (DOGE, na sigla em inglês), encarregada de cortar gastos e funcionários, o que parece ter provocado tensões.

Depois da reunião, Trump anunciou que os cortes continuariam, mas com um “bisturi” em vez de um “machado”, o que dá a entender que o presidente aproveitou a oportunidade para inibir Musk.

Mas, quando os jornalistas perguntaram ao presidente nesta sexta sobre a suposta disputa, ele declarou: “Não houve choque. Eu estava lá.”

Trump insistiu em que Musk e Rubio “estão fazendo um trabalho fantástico” e “se dão fantasticamente bem”.

Segundo o New York Times, Musk criticou os cortes no Departamento de Estado, acusando Rubio de não ter despedido “ninguém” nos primeiros 45 dias de governo.

Rubio respondeu que 1.500 funcionários do Departamento de Estado haviam aceitado a aposentadoria antecipada e perguntou, sarcasticamente, se deveria voltar a contratá-los só para demiti-los novamente de maneira mais espetacular.

Duffy, por sua vez, acusou o DOGE de ter tentado despedir controladores de tráfego aéreo vitais, justo no momento em que precisa lidar com as consequências de vários acidentes aéreos, o que levou Musk a chamá-lo de mentiroso, segundo a mesma fonte.

Trump supostamente interveio para parar a discussão e sugerir que, de agora em diante, os controladores sejam contratados entre os “gênios” que estudam no prestigiado Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

Desde que assumiu o cargo, a administração Trump demitiu ou anunciou a renúncia de dezenas de milhares de funcionários.

Vários meios de comunicação americanos têm veiculado notícias sobre atritos entre Musk e outros altos funcionários, que acusam a jovem equipe de colaboradores do DOGE – recrutados no Vale do Silício – de extrapolarem suas funções.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo