Mundo
Trump escapa de impeachment em votação favorável no Senado
Como esperado, o presidente americano foi absolvido nas duas acusações que poderiam derrubá-lo


O Senado do Estados Unidos absolveu o presidente americano Donald Trump das duas acusações que poderiam levá-lo ao processo de impeachment. A votação ocorreu nesta quarta-feira 5.
Por 52 votos a 48, Trump saiu vitorioso sobre o primeiro artigo do pedido de impeachment, que o acusava de abuso de poder.
No segundo artigo, em que o acusava de obstrução do Congresso, o chefe da Casa Branca contou com 53 votos a seu favor e 47 pelo impeachment.
Os democratas, interessados na derrubada de Trump, precisavam de dois terços dos votos dos 100 senadores. Para isso, precisavam de 20 votos republicanos, mas tiveram apenas um, do senador Mitt Romney.
Trump foi acusado de abuso de poder por usar seu cargo para, supostamente, pressionar o governo da Ucrânia a investigar Joe Biden, pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata. Deputados consideraram que a ação representou uma interferência de um governo estrangeiro em favor da reeleição de Trump.
Democratas também argumentaram que Trump cometeu obstrução do Congresso porque a Casa Branca teria escondido documentos e impedido o depoimento de assessores.
O pedido de impeachment havia sido aprovado em dezembro na Câmara americana, controlada pelos democratas, rivais de Trump.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.