Mundo

Trump escapa de impeachment em votação favorável no Senado

Como esperado, o presidente americano foi absolvido nas duas acusações que poderiam derrubá-lo

Trump escapa de impeachment em votação favorável no Senado
Trump escapa de impeachment em votação favorável no Senado
O presidente norte-americano Donald Trump Foto: Brendan Smialowski/AFP
Apoie Siga-nos no

O Senado do Estados Unidos absolveu o presidente americano Donald Trump das duas acusações que poderiam levá-lo ao processo de impeachment. A votação ocorreu nesta quarta-feira 5.

Por 52 votos a 48, Trump saiu vitorioso sobre o primeiro artigo do pedido de impeachment, que o acusava de abuso de poder.

No segundo artigo, em que o acusava de obstrução do Congresso, o chefe da Casa Branca contou com 53 votos a seu favor e 47 pelo impeachment.

Os democratas, interessados na derrubada de Trump, precisavam de dois terços dos votos dos 100 senadores. Para isso, precisavam de 20 votos republicanos, mas tiveram apenas um, do senador Mitt Romney.

Trump foi acusado de abuso de poder por usar seu cargo para, supostamente, pressionar o governo da Ucrânia a investigar Joe Biden, pré-candidato à presidência pelo Partido Democrata. Deputados consideraram que a ação representou uma interferência de um governo estrangeiro em favor da reeleição de Trump.

Democratas também argumentaram que Trump cometeu obstrução do Congresso porque a Casa Branca teria escondido documentos e impedido o depoimento de assessores.

O pedido de impeachment havia sido aprovado em dezembro na Câmara americana, controlada pelos democratas, rivais de Trump.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo