Mundo

Trump diz que, para generais americanos, explosão de Beirute foi causada por bomba

‘Parece um ataque terrível’, disse o presidente dos Estados Unidos a repórteres na Casa Branca

Trump diz que, para generais americanos, explosão de Beirute foi causada por bomba
Trump diz que, para generais americanos, explosão de Beirute foi causada por bomba
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Donald Trump disse nesta terça-feira que generais americanos lhe disseram que as poderosas explosões em Beirute pareceram ter sido causadas por uma “bomba de algum tipo”.

“Parece um ataque terrível”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.

“Parece isso, com base na explosão”, acrescentou o presidente americano. “Encontrei nossos generais e eles acham que foi isso”.

“Não foi um evento do tipo explosão de fábrica”, disse.

 

“Parece, segundo eles – e eles sabem melhor do que eu -, mas parecem achar que foi um ataque”.

“Era algum tipo de bomba”.

Duas grandes explosões atingiram o porto de Beirute nesta terça-feira 4, matando pelo menos 73 pessoas e ferindo milhares.

O primeiro-ministro libanês Hassan Diab disse que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio estavam estocados no armazém portuário de Beirute que explodiu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo