Mundo
Trump diz que Irã está ’em apuros’ e reforça ameaças
O presidente dos EUA falou em intervir no país ‘se começarem a matar gente’ em protestos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira 9 que o Irã, palco de importantes manifestações contra o governo, está “em apuros”, e insistiu em suas ameaças de ações contra Teerã.
“O Irã está em apuros. Me parece que o povo está tomando o controle de certas cidades, o que ninguém acreditava ser possível há apenas algumas semanas”, afirmou Trump.
Quando lhe perguntaram qual era sua mensagem aos líderes iranianos, o presidente respondeu: “É melhor que não comecem a atirar, porque nós também vamos começar a atirar”.
“Se começarem a matar gente como fizeram no passado, vamos intervir”, declarou Trump. “Isso não significa enviar tropas em terra, e sim atingir muito, muito forte onde mais lhes dói.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
EUA decidirá quais petroleiras podem operar na Venezuela, diz Trump
Por AFP
Trump anuncia que Gustavo Petro visitará Casa Branca em fevereiro
Por AFP
Após Caracas libertar ‘muitos’ presos políticos, Trump diz ter ‘cancelado’ novo ataque à Venezuela
Por RFI



