Mundo
Trump diz que fechará acordo sobre a Groenlândia ‘do jeito fácil ou difícil’
Sem descartar a opção militar, a Casa Branca afirmou que o presidente considera comprar a ilha
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira 9 que perseguirá, “do jeito fácil ou difícil”, seu objetivo de que o território dinamarquês da Groenlândia se torne americano.
“Quero fechar um acordo do jeito fácil. Mas, se não conseguirmos, vamos fazê-lo do jeito difícil”, afirmou Trump, durante reunião na Casa Branca com executivos da indústria do petróleo.
O presidente afirma que o controle da ilha, rica em minerais, é crucial para a segurança dos Estados Unidos, devido ao aumento da atividade militar russa e chinesa no Ártico. “Não vamos permitir que a Rússia ou a China ocupem a Groenlândia, e é isso que vai acontecer se não o fizermos. Então faremos algo a respeito, seja pelo jeito fácil ou pelo jeito mais difícil”, declarou.
Sem descartar a opção militar, a Casa Branca destacou que o presidente considera “ativamente” comprar a ilha, mas não informou como essa transação aconteceria.
Em entrevista publicada na quinta-feira 8 pelo jornal The New York Times, Trump disse saber que “talvez” tenha de escolher entre preservar a integridade da Otan e o controle do território dinamarquês.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, advertiu que um ataque americano ao seu país significaria “o fim de tudo”, referindo-se à Otan e à aliança entre os dois países.
“Sou fã da Dinamarca, mas o fato de eles terem desembarcado ali há 500 anos não significa que sejam donos da terra”, argumentou Trump.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Trump diz que Irã está ’em apuros’ e reforça ameaças
Por AFP
EUA decidirá quais petroleiras podem operar na Venezuela, diz Trump
Por AFP
Trump anuncia que Gustavo Petro visitará Casa Branca em fevereiro
Por AFP



