Mundo
Trump diz que EUA está ‘conversando’ com a China sobre tarifas
Diálogo busca diminuir a temperatura da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo


O presidente americano, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira 17, que os Estados Unidos estão “conversando” com a China para chegar a um acordo sobre as tarifas alfandegárias, em meio a uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
“Sim, estamos conversando com a China”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval. “Devo dizer que entraram em contato conosco várias vezes”, acrescentou. Os Estados Unidos adotaram tarifas de 145% sobre os produtos chineses, ao que Pequim respondeu com uma taxação de até 125% sobre os bens americanos.
Mas Trump se mostrou cauteloso quando foi questionado se havia falado diretamente com o presidente chinês, Xi Jinping, apesar de já ter dado pistas no passado de que isso teria ocorrido.
“Nunca disse se isso aconteceu ou não”, respondeu. “Não é apropriado.”
Perguntado pelos jornalistas se Xi havia entrado em contato com ele, Trump respondeu: “Pode-se pensar que é bastante óbvio que isso aconteceu, mas falaremos sobre isso em breve.”
A administração Trump está travando uma guerra tarifária com a China, sua rival, o que tem preocupado os mercados mundiais.
“Acho que vamos alcançar um acordo muito bom com a China”, disse mais cedo na Casa Branca, ao lado da chefe de governo italiano, Giorgia Meloni.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.