CartaExpressa
Trump diz que ajuda à Argentina depende de vitória de Milei nas eleições
O presidente argentino viajou aos EUA para acertar os detalhes do auxílio norte-americano


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira 14 que a ajuda financeira para a Argentina depende do resultado das eleições legislativas de 26 de outubro, que determinarão se seu homólogo visitante, Javier Milei, conseguirá aprovar reformas econômicas difíceis.
“Seus números nas pesquisas estão bastante bons, mas acho que ficarão ainda melhores depois disso”, disse Trump ao receber o ultraliberal Milei na Casa Branca, dias depois de sua administração anunciar uma ajuda de 20 bilhões de dólares (R$ 110 bilhões) por meio de troca de moedas e da compra de pesos no mercado.
“Nossas decisões estão sujeitas a quem vencer as eleições, porque se um socialista vencer, a sensação é muito diferente quanto a fazer o investimento”, explicou Trump antes de um almoço de trabalho com Milei e sua equipe.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.