Mundo

Trump diz não saber nada do projeto de Bannon sobre o muro com o México

Ex-conselheiro do presidente americano foi preso nesta quinta acusado de fraude

Trump conversa com Elon Musk ao lado de Bannon. Foto: Brendan Smialowski/AFP Trump conversa com Elon Musk ao lado de Bannon. Foto: Brendan Smialowski/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira 20 não saber de nada sobre a campanha ‘online’ para financiar o muro na fronteira com o México, pela qual seu ex-assessor Steve Bannon foi acusado de enganar centenas de milhares de doadores.

“Não sei nada sobre este projeto”, disse Trump. “Não tenho contato com ele há muito tempo”, acrescentou, referindo-se a seu ex-assessor.

A porta-voz de Trump, Kayleigh McEnany, emitiu pouco antes um comunicado destacando que o presidente não tinha “nenhum envolvimento” com a iniciativa.

Bannon está preso

O ex-conselheiro do presidente americano Donald Trump foi preso nesta quinta acusado de fraude contra cidadãos que doaram dinheiro para a construção de um muro na fronteira com o México, anunciou a Procuradoria de Nova York.

A procuradora interina do distrito sul de Nova York, Audrey Strauss, disse que Bannon e outros três acusados “cometeram uma fraude de centenas de milhares de dólares, capitalizando seu interesse de financiar um muro na fronteira para arrecadar milhões de dólares sob o falso pretexto de que todo o dinheiro seria gasto na construção” quando, na verdade, parte da quantia “foi destinada a financiar o luxuoso estilo de vida” de Brian Kolfage, fundador da campanha “We Build the Wall” (”Nós Construímos o Muro”).

Amigo da família Bolsonaro

Bannon também é uma figura influente no governo do presidente Jair Bolsonaro, com quem jantou durante uma visita do líder brasileiro aos EUA em março de 2019.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), com que já se reuniu em diversas ocasiões, foi nomeado representante de seu movimento na América Latina. O objetivo do grupo é aumentar a presença de governos populistas de direita no mundo.

Com informações da AFP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo