Mundo

Trump divulga tese falsa sobre nascimento de Kamala Harris

Presidente norte-americano se baseou em hipótese de que Harris não seria elegível por não ser ‘cidadã natural’

Trump divulga tese falsa sobre nascimento de Kamala Harris
Trump divulga tese falsa sobre nascimento de Kamala Harris
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: CHIP SOMODEVILLA/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
Apoie Siga-nos no

Com informações da AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz ter ouvido que Kamala Harris, candidata a vice na chapa de Joe Biden, seu rival democrata à presidência, não é elegível.

Segundo o republicano, ela pode não cumprir exigências legais para concorrer no cargo, alimentando uma teoria infundada parecida com a que ele promoveu contra o então candidato Barack Obama. Na época, questionava o local de nascimento do rival.

“Ouvi hoje que ela não cumpre os requisitos “, disse Trump em entrevista coletiva na Casa Braca nessa quinta-feira 13. Ele se referiu a um artigo de John Eastman, da Universidade Chapman, publicado na revista Newsweek. No texto, o autor afirma que Harris não seria elegível por não ser “cidadã natural” – seus pais não eram cidadãos americanos naturalizados no momento de seu nascimento.

 

“Presumo que os democratas teriam verificado isso antes de ela ser escolhida como candidata à vice-presidente”, disse Trump. “Mas isso é muito sério – você está dizendo -, eles estão dizendo que ela não se qualifica porque não nasceu neste país.

Harris nasceu em Oakland, Califórnia, em 1964, filha de pai jamaicano e de mãe indiana. De acordo com a Constituição, qualquer cidadão nascido no país e com mais de 35 anos pode disputar a vice-presidência.

O que diz a Constituição americana

O especialista em Direito Constitucional Erwin Chemerinsky declarou ao canal CBS News que as alegações sobre Harris eram “um argumento realmente bobo”.

Segundo a Constituição, “qualquer pessoa nascida nos Estados Unidos é um cidadão dos Estados Unidos. A Suprema Corte mantém isso desde os anos 1890. Kamala Harris nasceu nos Estados Unidos”, afirmou o reitor da Faculdade de Direito da Universidade de Berkeley em um e-mail enviado à CBS.

Laurence H. Tribe, professor de Direito Constitucional na Universidade de Harvard, afirmou ao jornal The New York Times que as alegações contra Harris eram uma “teoria idiota”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo