Mundo

Trump deve anunciar candidatura à Casa Branca nos próximos dias: ‘Preparem-se’

‘Para tornar nosso país bem-sucedido, seguro e glorioso, muito provavelmente farei isso de novo’, alegou o republicano

O ex-presidente Donald Trump durante comício no Sioux Gateway Airport , em Iowa. Foto: Stephen Maturen/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump deve anunciar nos próximos dias sua candidatura à Casa Branca nas eleições de 2024. Segundo o jornal The New York Times, o comunicado pode ocorrer em 14 de novembro, logo depois do pleito legislativo de meio de mandato.

Na quinta-feira 3, o republicano deu início a uma série de quatro comícios em Iowa. Na ocasião, indicou a decisão de retornar à disputa eleitoral.

“Para tornar nosso país bem-sucedido, seguro e glorioso, muito, muito, muito provavelmente farei isso de novo” disse no evento, em referência a uma nova campanha presidencial. “Muito, muito, muito provavelmente.”

Enquanto seus apoiadores o aplaudiam e gritavam seu nome, Trump emendou: “Preparem-se. É tudo o que posso dizer. Muito em breve”.

O ex-presidente, que nunca admitiu a derrota em 2020, disse na última terça 1º ter observado os primeiros sinais de fraude nos votos por correio na Pensilvânia, um estado-chave nas eleições de meio de mandato.

“Aqui vamos nós de novo! Eleições fraudadas!”, declarou o bilionário em sua rede social, a Truth Social. A acusação foi negada pelos funcionários eleitorais do estado, um dos mais questionados nestas legislativas.

As autoridades temem que a desinformação e as profundas divisões políticas levem a atos violentos. Em 2020, Trump já havia acusado, sem provas, vários estados de irregularidade no pleito que levou Joe Biden ao poder. Milhões de americanos ainda acreditam nessa teoria conspiracionista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo