Mundo
Trump demite a procuradora-geral Pam Bondi
O vice-procurador-geral Todd Blanche assumirá o cargo de procurador-geral interino, segundo veículos dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu, nesta quinta-feira 2, a procuradora-geral Pam Bondi, uma aliada fiel, após uma gestão controversa de temas como os arquivos do criminoso sexual Jeffrey Epstein e investigações políticas.
O vice-procurador-geral Todd Blanche, ex-advogado pessoal de Trump, assumirá o cargo de procurador-geral interino, anunciou o mandatário em sua plataforma, Truth Social.
“Pam Bondi é uma grande patriota americana e uma amiga leal”, afirmou o presidente republicano. “Pam fez um trabalho tremendo ao supervisionar uma ofensiva maciça contra o crime em todo o nosso país, com os homicídios caindo ao seu nível mais baixo desde 1900. Gostamos muito de Pam, que agora passará a um novo trabalho, muito necessário e importante, no setor privado.”
Trump havia manifestado meses antes sua frustração com o que considerava um compromisso insuficiente de Bondi em levar a julgamento vários inimigos políticos da época em que ele quase foi para a prisão por diversos casos, após seu primeiro mandato presidencial.
A procuradora-geral também sofreu críticas, tanto de apoiadores do mandatário quanto da oposição democrata, pela forma como conduziu o caso Epstein.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula rebate críticas do governo Trump: ‘Ninguém nos fará mudar o Pix’
Por Vinícius Nunes
Macron rebate Trump e diz que ataque a Brigitte ‘não é elegante’
Por AFP
Irã promete ataques ‘devastadores’ contra EUA e Israel após ameaças de Trump
Por AFP



