Trump defende uso de máscara nos EUA como gesto ‘patriótico’

Campanha mostra mudança em postura do presidente norte americano, que atrelava uso das máscaras à fraqueza e exagero

Créditos: Reprodução Twitter

Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que durantes meses se negou a promover o uso de máscaras para combater a pandemia do novo coronavírus, publicou no Twitter nesta segunda-feira 20 uma foto em que aparece com o adereço, um gesto que considerou “patriótico”.

“Estamos unidos em nosso esforço para vencer o invisível vírus da China e muitas pessoas dizem que é patriótico usar uma máscara quando não se pode respeitar o distanciamento social”, escreveu Trump em sua conta na rede social.

“Não há ninguém mais patriótico do que eu, seu presidente favorito!”, concluiu.


A mensagem veio acompanhada de uma foto, em branco e preto, em que Trump aparece usando uma máscara com o selo presidencial.

Este novo apoio à campanha de uso da máscara nos Estados Unidos é uma reviravolta em relação ao comportamento anterior do presidente americano, que via seu uso como um sinal de fraqueza e uma reação exagerada à pandemia.

Contudo, Trump não chegou a apoiar os pedidos de alguns setores da sociedade americana para que o uso da máscara em público seja obrigatório em todo o país.

 

As principais autoridades médicas americanas, respaldadas por vários líderes do Partido Republicano, defendem que o uso da máscara é crucial para deter a propagação da doença.

Em meio a um ressurgimento do vírus nos estados do sul e do oeste dos Estados Unidos, incluindo alguns que são bastiões eleitorais republicanos, Trump se vê submetido a novas pressões para mudar o discurso em relação à crise sanitária.

O presidente usou uma máscara em público pela primeira vez em 11 de julho, em meio a uma cruel pandemia que fez dos Estados Unidos o país mais atingido do mundo, com mais de 140.000 mortes.

Por outro lado, o adversário de Trump nas eleições presidenciais de novembro, o democrata Joe Biden, sempre apareceu em público usando máscara nos últimos meses.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.